segunda-feira, 1 de abril de 2019

SARA BEIRÃO




Na semana da leitura a turma 6, com a colaboração da professora Manuela Ramos fizeram vários trabalhos sobre esta escritora do nosso concelho, Tábua, de forma a homenageá-la e dar a conhecer algumas das suas obras literárias e também como cidadã.
    Assim, Sarah de Vasconcelos Carvalho Beirão, nasceu em Tábua a 30 de Julho de 1880 e faleceu a 21 de Maio de 1974 em Tábua.



    Personalidade mais conhecida por Sara Beirão, esta foi escritora, publicista e ativista dos direitos das mulheres e filantropa, que se distinguiu no panorama cultural e político de Portugal durante as décadas de 1930 e 1940.
    Produziu uma obra diversificada, onde predomina a ficção destinada ao público infantojuvenil, com vasta colaboração dispersa por periódicos de Lisboa e Porto.
    Filha do médico Dr. Francisco Beirão, facultativo na Vila de Tábua. Aos 18 anos já escrevia para os periódicos O Tabuense, Beira Alta e para a revista Humanidade, sob pseudónimo de Álvaro de Vasconcelos.
   Para além do seu ativismo na defesa dos direitos das mulheres e da igualdade entre géneros, Sarah Beirão dedicou-se à filantropia dedicando-se a diversas causas de pendor humanista a favor dos mais desfavorecidos, das crianças e dos idosos.
   Foi a instituidora da fundação que deu origem à primeira Casa do Artista em Portugal.
   A Fundação Sarah Beirão - Comendador António Costa Carvalho (o marido da escritora) é na atualidade uma instituição de solidariedade social, com sede na Quinta dos Freixos, Tábua, um solar do século XVIII, casa dos avós de Sarah Beirão e local de nascimento da escritora.
    Para além da Fundação Sarah Beirão/António Costa Carvalho, que presta serviços de lar, centro de dia e apoio domiciliário, fundou a Casa da Criança Sara Beirão e o Lar Sara Beirão, ambos em Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital.
   Colaborou em vários jornais, entre os quais O Primeiro de Janeiro, o Diário de Notícias e o Diário de Lisboa.
   Com Maria Lamas e Elina Guimarães foi uma destacada dirigente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, instituição liderante na defesa do sufrágio feminino e dos direitos políticos das mulheres.
   A escritora é lembrada na toponímia da Vila de Tábua, onde existe o Jardim Sara Beirão, e em diversas outras localidades, entre as quais Sobreda da Caparica, Oeiras e Seixal.
   Escreveu sobretudo ficção, tanto para adultos como para crianças.


Aqui ficam algumas obras e os trabalhos.













Sem comentários:

Enviar um comentário