terça-feira, 30 de abril de 2019

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância-Campanha Laço AZul




No âmbito da Comemoração Nacional do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, assinalado anualmente em abril e cujo tema é “Serei o que me deres…que seja Amor”.
A equipa da Biblioteca, também se une e explica o porquê.
O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.
As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.










A Organização Mundial de Saúde define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.
Os maus-tratos na infância são um problema social, universal, com um impacto negativo, muitas vezes trágico e devastador para as crianças, não apenas na infância, mas durante toda a
sua vida.
Acreditamos que a única forma de combater o problema da violência (por ação e omissão) contra as crianças está na prevenção.

 








Sem comentários:

Enviar um comentário