segunda-feira, 1 de abril de 2019

Dia da Árvore e da Poesia


Dia Mundial da Poesia foi criado na 30ª Conferência Geral da UNESCO a 16 de novembro de 1999. A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e a nossa sensibilidade para a compreensão do mundo.
Portugal é um país de poetas. Nomes tão consagrados como a nossa História apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida.
Tais como: Luís de CamõesFernando Pessoa, Florbela Espanca, Manuel António PinaDavid Mourão-Ferreira, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner AndersenJosé Luís Peixoto , são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.
Também criámos textos poéticos, como as quadras de João, os pequenos poemas partindo de letras do alfabeto, adivinhas, quadras populares, ou áreas temáticas, tudo isto em ambiente de aprendizagem com jogos.
Mas hoje também se celebra o Dia da Árvore e o Dia Internacional da Floresta
A primeira comemoração do Dia da Árvore teve lugar em 1872, nos Estados Unidos. Depois, rapidamente se expandiu por muitos países a nível mundial. Em Portugal, comemora-se desde 9 Março 1913.
 Todos nós gostamos muito de árvores. Elas são-nos imprescindíveis no nosso dia-a-dia. E o que aconteceu no ano passado no nosso concelho, em que o incêndio pintou de negro onde antes, estava o verde.
As árvores e a poesia podem estar interligadas. Então para comemorar esta cumplicidade entre a poesia e as árvores a equipa da biblioteca, aproveitando também, a semana da leitura, fez uma pequena alusão pedindo aos alunos para fazerem ou pesquisarem uma pequena poesia sobre a Árvore.
Os alunos da turma 6, do 6ºE (tutoria) e do 9ºE
E foi isto que resultou. Vejam…





Sem comentários:

Enviar um comentário