quinta-feira, 13 de junho de 2019

Exposição de trabalhos do 5º e 6ºE

Mais uma vez os nossos artistas do 5º e 6º ano, da turma E, da Escola Básica Margarida Fierro Caeiro da Matta de Midões, deram o seu melhor na realização dos trabalhos realizados nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica. Assim sendo, voltaram a expor os trabalhos na Biblioteca.

Na disciplina de Educação Visual, os alunos do 5º E estudaram a Geometria, que é um ramo da Matemática que estuda o tamanho, a posição e forma de objetos no espaço, bem como as suas propriedades. Ao longo das aulas, fizeram muitos registos e construções geométricas, que ficaram compilados num “Dossiê de Geometria”.  Ainda nesta disciplina, realizaram um trabalho de recolha e pesquisa de vários tipos de papéis, dando origem a um “Dossiê de papéis”.







 Ainda na disciplina de Educação Visual, os alunos do 5º ano exploraram o pontilhismo, à boa maneira de Georges Seurat e Paul Signac. Esta técnica de pintura, saída do movimento impressionista, é trabalhada através da justaposição de pontos que, ora mais concentrados, ora mais dispersos, provocam uma mistura ótica no olhar do observador. A partir de uma fotocópia do rosto, cada aluno fez o seu “Autorretrato pontilhista”, sendo o suporte uma folha de papel de acetato. O desafio foi enorme, mas todos fizeram um bom trabalho!



Foi ainda explorada a mancha e a cor, através da realização de autorretratos “Pop”. Na disciplina de Educação Tecnológica, os alunos realizaram uma moldura em cartolina, versão Origami, para “encaixilhar” os respetivos trabalhos.



 Quanto aos alunos do 6º E, realizaram muitos trabalhos práticos na disciplina de Educação Tecnológica, tais como: porta-chaves em madeira, decorados com o pirogravador, estojos/bolsas em feltro e ainda quadros em madeira realizados com pregos e linha colorida. Os resultados estão à vista: muito criativos e coloridos.




Com esta exposição de trabalhos, a professora Carla Marques, que leciona as disciplinas envolvidas, pretende, não só mostrar um pouco do que se faz nas suas aulas, mas, sobretudo, “aplaudir” e elogiar o trabalho dos seus alunos. Pretende ainda despertar e inspirar os que visitam a exposição, pois são trabalhos interessantes para pôr em prática (naqueles dias em que parece que já não há mais nada para fazer!) no período de férias que se aproxima...

Boas férias para todos!


Sem comentários:

Enviar um comentário