terça-feira, 11 de junho de 2019

Dia 10 de Junho

Sabes por que motivo é assinalado este Feriado tão especial? É o que vamos descobrir...

No dia 10 de Junho, celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas! Se não sabes quem é o poeta Luís Vaz de Camões, vamos contextualizar-te!

O poeta Camões
Pensa-se que nasceu ou em Lisboa ou em Coimbra, entre 1524 e 1525. Não tinha muito dinheiro e, por isso, viveu com um tio em Coimbra, onde estudou Humanidades: a nossa Língua, Literatura e História.

Em 1549 partiu para Ceuta em busca de aventura e juntou-se ao exército na luta contra os Mouros!
 
Sabias que foi durante uma grande batalha que perdeu o seu olho direito? É   por isso que o vemos retratado com uma pala, como os piratas!
Morreu a 10 de Junho de 1580 e deixou publicada a sua obra, com grande reconhecimento nos dias de hoje para a nossa História e cultura, “Os Lusíadas”, um livro que canta os feitos dos portugueses, dedicado ao Rei D. Sebastião, que desapareceu na Batalha de Alcácer Quibir.

História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".
Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.
Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.

Sem comentários:

Enviar um comentário