sexta-feira, 1 de março de 2019

Carnaval





O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.
Em Portugal, o Carnaval é um feriado facultativo, isto é, não é um feriado oficial, estando a sua aplicação a cargo dos municípios (para trabalhadores públicos) e das empresas (para trabalhadores do sector privado).
História do Carnaval
O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boa colheita do ano.
No ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. O período de Carnaval era apelidado como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de se iniciar a quaresma. As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações a começar no dia seguinte.
Hoje, o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano. É uma época de diversão e onde são permitidas brincadeiras, pois seguindo o provérbio popular "No Carnaval ninguém leva a mal".
Tradições de Carnaval

  São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagens de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.
As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos e vestem os fatos no domingo e na terça-feira de Carnaval, em desfiles organizados pelas escolas e por associações de tempos livres.
Os desfiles de Carnaval são um dos pontos altos desta data festiva. Decorrem vários desfiles em diversas cidades de Portugal como Funchal, Ovar, Estarreja, Torres Vedras, Loulé e Famalicão.
Nos desfiles, por norma, é feita uma crítica social a diferentes níveis, desde o futebol, passando pela televisão, pela política, recorrendo sempre ao sentido de humor para satirizar o estado do país.
A biblioteca não passou em branco esta data, fazendo uma pequena alusão através de uma pequena exposição.
E os alunos do pré-escolar e 1ºciclo saíram á rua desfilando até ao largo dos correios de Midões.
O centro social de Midões também se juntou à festa.
O tema escolhido pelo pré-escolar foi os indígenas.
Os alunos do 1ºciclo escolheram as profissões; bailarinas, médicos, enfermeiras, polícias e mineiros.
O centro de dia brindou-nos com os palhaços.
Vejam o que se passou!...























Sem comentários:

Enviar um comentário