sexta-feira, 8 de março de 2019

Dia Internacional da Mulher


Apesar de ser comemorado desde 1909, a celebração do Dia Internacional da Mulher a 8 de março foi instituída pelas Nações Unidas, em 1975. E, somente em 1979 foi aprovada a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.


Como tudo começou...
As reivindicações de operárias de uma fábrica de têxteis em Nova Iorque, em 1857, originaram a comemoração do Dia da Mulher em todo o mundo.
Revoltadas com condições de trabalho bastante precárias, as trabalhadoras fizeram greve e manifestaram-se contra os salários baixos, o excesso de horas de trabalho, e contra as más condições da fábrica.
Durante a greve deu-se um incêndio que causou a morte a cerca de 130 manifestantes.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League.
Esta associação tinha como principal objectivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto.
Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Mais tarde, o Partido Socialista norte-americano decretou o último Domingo de Fevereiro o Dia Internacional da Mulher.
Foi comemorado pela primeira vez em 1909 e pela última vez no ano de 1913, pois durante uma conferência mundial das organizações socialistas, decorrida em Copenhaga (Dinamarca), a revolucionária alemã Clara Zetkin propôs o 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
Descrição: https://sm1.imgs.sapo.pt/mb/b/e/98137c26846791ccbc296a67f0ca714c221163.jpgDe ano para ano, esta data passou a ser assinalada em todo o mundo dando estímulo à luta das mulheres pela igualdade de direitos. Além do mais, Março passou a ser um mês marcado por várias manifestações organizadas por mulheres.
Desde esse tempo até hoje foram muitas as conquistas alcançadas em matéria de direitos das mulheres, mas não o foram de forma universal e outras tantas continuam por alcançar ou pôr em prática. O Dia Internacional da Mulher continua, por isso, em pleno século XXI, a fazer tanto sentido como nos seus primórdios, ainda que as lutas sejam outras. As várias manifestações e celebrações que ocorrem hoje em Portugal e no mundo são exemplo disso.

A biblioteca escolar , o pessoal não docente , docente e os alunos dos vários ciclos  fizeram uma homenagem às mulheres neste dia. Ora vejam…..





Sem comentários:

Enviar um comentário