quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A tradição do Dia de Reis




A Tradição do dia de Reis celebra-se a 6 de janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto do Menino Jesus. Em alguns países é neste dia que se entregam os presentes.
Os três magos foram guiados por uma estrela a Belém, onde se encontrava Maria com o seu filho Jesus, recém-nascido. O caminho percorrido foi longo, demoraram cerca de doze dias para chegarem ao seu destino.
Partindo de sítios diferentes, cada um levou um presente cheio de significado:
·         Gaspar partiu da Ásia, levando incenso para proteger o Messias. Como fonte de fé e espiritualidade, este objeto tinha como finalidade espantar insetos com o aroma espalhado pelo ar.
Da Europa, chegou Belchior. Como presente levou ouro, presente este, que apenas era oferecido a Deuses. Ofereceu-O a Jesus como símbolo de riqueza e realeza.
·         Baltazar levou mirra, de África, era a lembrança oferecida aos profetas. É um óleo ou resina extraído de uma planta, utilizado para a preparação de medicamentos.
Entre nós, a tradição do Dia dos Reis é o bolo-rei, a quem sair a fava do Bolo-rei deve pagar o bolo no ano seguinte. Outra tradição portuguesa é o cantar dos Reis: grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.
O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola.
Depois de cantarem, os donos da casa, convidamos “reis” para entrar e oferecem – lhes comida e bebida. O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20.
Há ainda outra tradição: as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de dezembro e 1 de janeiro.
Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou da capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.






Sem comentários:

Enviar um comentário