quinta-feira, 23 de abril de 2015

Em Abril… Datas Mil!

Para celebrarmos o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 de Abril) escolhemos O Tesouro, de Manuel António Pina (Sabugal, 18.11.1943-Porto, 19.10.2012). Claro que podíamos ter optado por qualquer outro livro. Ou quaisquer outros. Entre os milhares que a biblioteca possui. A nossa escolha ficou a dever-se ao facto de, assim, estarmos já a antecipar uma outra data que nos é igualmente muito querida, ou seja, o 25 de Abril.

Esta obra recorda-nos como era viver em Portugal antes da Revolução dos Cravos, em 1974. Por outras palavras, como era viver no «País das Pessoas Tristes». Um país ao qual havia sido roubado um tesouro preciosíssimo. Para todos, em geral, para os escritores, em particular: a LIBERDADE! «Sim, a liberdade é como o ar que respiramos […] Só quando nos falta, e sufocamos cheios de aflição, é que descobrimos que, sem ele, não podemos viver…»

(Pesquisa efectuada por Carolina Pinto, do 5.º F, e Mariana Martins, do 9.º E. As mesmas meninas que nos quiseram brindar com cravos. Como as floristas em 1974).


Ilustração 1: Capa do livro "O Tesouro".


Ilustração 2: Manuel António Pina.


Ilustração 3: D.ª Sofia na companhia da Carolina e da Mariana.






Sem comentários:

Enviar um comentário