terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Boas Festas!


Os alunos do 1.º Ciclo, que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, leccionada pelas professoras Ana Cristina Festas e Joana Marques, presentearam toda a comunidade escolar com um enorme e ternurento postal de Natal, exibido à entrada da nossa biblioteca. Muitíssimo obrigada!


Ilustração 1: Postal de Natal concebido em E.M.R.C.



No que nos diz respeito, tal como demos as boas-vindas ao ano lectivo de 2014/2015 através de um grupo de alunos que prima pela simpatia, despedimo-nos do 1.º período pela mão de uma das meninas mais queridas da biblioteca escolar: a Carolina Monteiro, do 5.º F. Foi ela quem se ofereceu para nos ajudar a pintar o presépio, em papel de jornal, e redecorar a árvore de Natal. Como? Reorganizando os postais de acordo com as cores do arco-íris! A todos, votos de uma quadra natalícia muito feliz e de um novo ano tão colorido quanto a árvore que nos acompanhou nos últimos dias!

Ilustração 2: Carolina Monteiro, do 5.º F, na companhia da D.ª Sofia.



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014


Concurso de Postais de Natal 2014

 

Nas últimas semanas, a estrutura da nossa árvore de Natal foi sendo revestida pelos mais diferentes e coloridos postais de Natal. Do 1.º ao 9.º anos, os alunos aderiram, com o entusiasmo característico da época, ao concurso promovido pela biblioteca escolar. Ontem, o júri, presidido pelo professor de Educação Visual José Carlos Marques, procedeu à selecção dos melhores. Pautou-se, acima de tudo, pela originalidade e criatividade. E os vencedores foram o Diogo Abrantes, do 3.º Ano, e o Raúl Semede, da turma G do 6.º Ano. Aquando da entrega dos prémios, até a D.ª Isabel e a D.ª Sandra se quiseram juntar à D.ª Sofia, para mais tarde recordarmos.

 

Ilustração 1: Entrega do prémio ao Diogo.




Ilustração 2: Entrega do prémio ao Raúl.
 
 
 


Dia Internacional dos Direitos Humanos

Ontem, dia 10 de Dezembro, foi o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
De entre todos, a LIBERDADE é um dos direitos humanos mais queridos. Ao mesmo tempo, porém, é um dos direitos humanos menos respeitados.
Em 1820, no nosso país, fez-se uma revolução em nome da liberdade. Foi a Revolução Liberal.
Um dos responsáveis por esta revolução era natural de Midões. Chamava-se Roque Ribeiro de Abranches Castello Branco (15.07.1770-06.04.1844).
 
Ilustração 1: Roque Ribeiro de Abranches Castello Branco.
 
 
 

Mais tarde, a Rainha D. Maria II virá a conceder-lhe o título de Visconde de Midões.

Ao longo do ano, a biblioteca escolar pretende vir a reabilitar a memória deste seu antepassado. Nesse sentido, iremos pedindo a colaboração dos nossos alunos. Para já, deixamos-lhes algumas fotografias da sua antiga casa, mais conhecida como Casa do Ribeirinho. Foi-nos possível fazê-lo graças à colaboração do seu feitor, desde há mais de 40 anos, o Sr. José Lopes da Silva.

 

Ilustração 2: Casa do Ribeirinho.
 

 
 
Ilustração 3: Sr. José abrindo o portão da Casa do Ribeirinho.
 
 
 
Ilustração 4: Sr. José em frente da fachada principal da Casa do Ribeirinho.
 
 

 
 
Ilustração 5: Entrada principal da Casa do Ribeirinho.



 
 
 

 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Frases Perdidas


Estando nós a chegar ao final do 1.º período, havia que encontrar o vencedor do “Concurso Frases Perdidas”. À semelhança das sessões anteriores, foram vários os leitores que conseguiram localizar todos os excertos seleccionados pela D. Sofia. Por esta razão, vimo-nos obrigadas a sortear o nome do vencedor. E, tal como no mês passado, os papelinhos ditaram a sorte a uma menina. Foi a Mariana Pereira Alves, do 7.º F. Por agora, o Concurso vai de férias. Em Janeiro, regressará. Ano novo, frases novas, leituras renovadas!


Ilustração 1: Entrega do prémio à Mariana Pereira Alves, do 7.º F



Ilustração 2: "Clube de fãs" da Mariana Pereira Alves


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Autor do Mês

«Os homens», contou ela a Olímpia depois de pensar muito, «os homens são animais estranhos: vivem empoleirados uns em cima dos outros, em grandes galinheiros.
Estão sempre com pressa, correm o tempo todo, como formigas, de um lado para o outro, e acham que são felizes assim.»

“Ela” é Dona Margarida, a galinha-do-mato que vivia nas nuvens.

“Olímpia” é a girafa que comia estrelas.

As duas são personagens do livro “A girafa que comia estrelas”, do nosso autor do mês de Dezembro, José Eduardo Agualusa.

 

Ilustração 1: Páginas iniciais do livro "A girafa que comia estrelas"








José Eduardo Agualusa está quase a fazer 54 anos. De facto, nasceu no dia 13 de Dezembro de 1960, no Huambo, em Angola. É um dos escritores de Língua Portuguesa mais conhecidos e reconhecidos do momento, estando traduzido em 25 idiomas.


Ilustração 2: Placar dedicado ao nosso autor do mês de Dezembro



Para mais informações, recomendamos o site do nosso autor do mês de Dezembro: www.agualusa.pt

Explicação:
Tal como se aperceberam, os nossos textos passaram a ser escritos noutro tipo de letra, verdana, tamanho 11, sendo ajustados à esquerda. Legendámos, também, as fotografias, tendo colocado as legendas acima das mesmas. Não o fizemos porque simplesmente nos apeteceu. Fizemo-lo de acordo com as orientações que recebemos do formador e consultor de acessibilidade Web e digital, Norberto Sousa. Para que o Blog da Biblioteca Escolar de Midões possa ser lido mais facilmente por quem tem dificuldades de visão ou necessita de se socorrer de um sintetizador de voz.




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Holanda na nossa biblioteca



Hallo!
Olá!

Welkom in Nederland!
Bem-vindos à Holanda!

A nossa escola já tinha dois alunos holandeses, o Mees, do 4.º Ano e a Jikke, do 6.º F. Em Setembro, juntaram-se-lhes mais três: a Verena, do 3.º Ano, o Tijmen, do 5.º F e o Romenick, do 7.º F. São irmãos. Trocaram Roermond, no sul da Holanda, por Travanca de Lagos, bem perto daqui. Fizeram nada mais, nada menos do que 1.941km! Desde o começo de Outubro, têm vindo a ter aulas de Português, Língua Não Materna, com a professora Ana Miroto. Esta semana, graças ao moinho feito nas aulas de Educação Visual, com a ajuda do professor José Carlos Marques, foi a vez de aprendermos o Holandês. Tal e qual. É só lerem as respetivas pás! Foram tão simpáticos cujos pais nos brindaram, ainda, com a sua presença e com alguns doces tipicamente holandeses! Uma forma deliciosa de promovermos o encontro de culturas. A todos,


Bedankt!
Obrigada!

De Bibliotheek groep.
A Equipa da Biblioteca



















quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Dia de São Martinho



DIA DE S. MARTINHO
QUADRAS VENCEDORAS

Chegados ao Dia de S. Martinho, e conforme prometido, não só divulgámos as quadras mais originais que nos chegaram, como presenteámos os respectivos autores com um sumo, proveniente dos melhores pomares do Pais, bem assim uns docinhos e, como não poderia deixar de ser, umas castanhas. Os poetas fizeram-se ainda fotografar junto do painel da entrada. Para mais tarde recordarmos!
                                                                                                   
Castanhas, quentinhas
Com sal,
Na fogueira assadinhas,
A ninguém fazem mal!

Ana Costa, 6.º F





No dia de São Martinho,                                                                             
O magusto vais fazer.                                                                               
Pôr as castanhas na fogueira;
Pôr a fogueira a arder.
                António Campos, 6.ºF



Todo o dia a apanhar chuva,
Coitado do vendedor.
Mas à beira do assador,
Fica cheio de calor!
Carolina Pinto, 5.º F




Neste dia especial,
Acendemos a fogueira.
Convivemos com os amigos;
É só brincadeira!
Jikke Otte 6.º F





A meio da tarde, os nossos amiguitos do 1.º Ciclo organizaram um magusto na cantina da escola. Supostamente, era só para eles e para os respectivos professores. Simpáticos como são, no entanto, não deixaram de convidar a equipa da biblioteca Escolar para estar presente. O Rodrigo Manuel Correia, do 4.º ano, até fez questão de nos vir oferecer um cartucho para podermos trazer umas castanhas connosco. Quanto a nós, ficámos tão sensibilizadas que, após termos esvaziado o cartucho, o expusemos no nosso painel de entrada.





sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Frases Perdidas




Na Biblioteca Escolar, temos um conjunto de utilizadores que se assumem como fãs incondicionais do concurso “Frases Perdidas”. Achamos que eles, inspirados pelo boneco que ilustra a nossa mesa, têm uma costela de detectives. Já estão, portanto, a analisar à lupa os novos trechos seleccionados. E, assim o esperamos, com curiosidade de aprofundar a leitura das obras de onde foram retirados: O casamento da minha mãe, de Alice Vieira, O gato e o escuro, de Mia Couto, Histórias da terra e do mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, Pedro Alecrim, de António Mota e, por fim, Sonhos na palma da mão, de Luísa Dacosta.










Dia de São Martinho


Aproximando-se o dia 11 de Novembro, e sendo nós um país de poetas, a Biblioteca Escolar promove mais um concurso de quadras alusivas ao S. Martinho. Na terça-feira, festejaremos os trabalhos mais originais com castanhas e… Jeropiga? 
Não, um sumito à altura dos alunos de palmo e meio.
Contamos com a participação dos nossos alunos!!






terça-feira, 4 de novembro de 2014

Autor(a) do Mês


«Nos primeiros dias de cada mês, na nossa biblioteca escolar, tal como na maior parte das bibliotecas escolares do País, destaca-se um autor diferente. Novembro não representa, portanto, nenhuma novidade. Mas só em termos de procedimento. Já ao nível da autora abordada, pela primeira vez, temos uma professora da escola. Trata-se da professora Inês Borges, de História e Geografia de Portugal. Tendo vários livros publicados, no âmbito da História de Arte, entendemos que era altura de divulgar, junto dos nossos alunos, parte da sua bibliografia. A julgar pelos comentários das primeiras visitas, em boa hora o fizemos, porquanto todos se mostraram deveras impressionados com a capacidade de trabalho da professora. Principalmente se pensarmos que não tem qualquer redução de horário para se dedicar a estes outros estudos! Quem quiser saber mais acerca do percurso da nossa autora do mês é só fazer o favor de nos visitar. Quanto a nós, cá estaremos para o/s receber. Com a melhor  das companhias, ou seja, os livros da professora Inês Borges.»





quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dia de Halloween



Graças aos alunos do 6.º G, a nossa biblioteca já entrou no espírito do Halloween. Mas com livros. Sim, porque também os “seres do outro mundo” gostam de ler. Nomeadamente sobre a "concorrência". Enquanto a bruxinha feita pelo Pedro França e pelo Rodrigo Pereira optou pela obra “O estranho mundo de Jack”, de Tim Burton, o esqueleto da autoria da Lara Abrantes recomenda “Uma aventura na noite das bruxas”, escrita pela Ana Maria Magalhães e pela Isabel Alçada.







Resultado do concurso "As frases perdidas"




Tal como «não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe», também o "concurso das frases perdidas" chegou ao fim. Para além de termos tido muitos participantes, a maior parte conseguiu identificar os cinco excertos seleccionados. 
Tivemos, assim, que sortear o vencedor. 
A vencedora, para sermos mais exactas foi a Eva Paulo do 8.º E. Parabéns!




segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mês das Bibliotecas Escolares



«7 anos de Biblioteca Escolar;
7 Fotos para hoje recordar .
Algumas actividades a rever.
Múltiplas emoções a reviver!»


Foi através deste mote que decorámos o nosso painel de entrada.
A Ana Cristina Ferreira e o Afonso Pereira ,ambos do 8º E,idealizaram um cartaz.
O professor Luís Paes concebeu alguns marcadores.Três formas diferentes de assinalar um mesmo evento:o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares!
No fundo, um dia em tudo idêntico aos 300 e muitos aqui vividos ao longo do resto do ano...








quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Projeto Sobe



O kit do Projeto Sobe deste ano já chegou à  nossa biblioteca!!!!
Está disponível para todos consultar!!
Este ano com algumas novidades....

Venham até á biblioteca !!!


Dia Mundial da Alimentação -Turma 4


No dia 20 de Outubro a turma 4 veio até à biblioteca escolar visitar a exposição de trabalhos que se encontravam expostos e assistir a um filme sobre a saúde oral.
Para além disso, os alunos da turma leram uma história sobre a alimentação para os colegas.
Obrigada pela visita!!!!







quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação





À semelhança dos anos anteriores, não podíamos deixar de assinalar o dia da alimentação. No meio da sala, bastava olharmos para as capas dos livros seleccionados pela professora Isabel Matos para ficarmos com água na boca. Através do “Ratatui”, em exibição contínua, aprimorámos as técnicas da melhor «cuisine française». O que nos vale é a comidinha proporcionada pelo bar e pela cantina da nossa escola ser tão boa!
No placard destinado aos trabalhos elaborados pelos alunos em sala de aula colocámos os trabalhos relacionados com a alimentação realizados pelos alunos dos sextos anos na disciplina de ciências.

Obrigada pela colaboração!!!





Exposição de trabalhos elaborados em sala de aula









O placar votado aos trabalhos seleccionados pelos professores, começa a ser preenchido. De momento, temos alguns textos realizados no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, leccionada pela professora Isabel Matos com os alunos do 8ºE.
Esperamos por mais trabalhos!!!