quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Comemoração do Halloween na Biblioteca


Hoje comemora-se o Dia das Bruxas. A tradição de se comemorar este dia é muito recente em Portugal, tendo ganho alguma popularidade entre os mais jovens, por ser uma data assinalada em contexto escolar.
Neste dia, à noite, as crianças fantasiam-se e percorrem as ruas, batendo de porta em porta a pedir guloseimas aos vizinhos.
Quando a porta se abre devem dizer "doçura ou diabrura?".
Se o vizinho não der um doce ou guloseima, as crianças podem fazer uma travessura.A Biblioteca juntou-se ao professor Paulo Gomes de Inglês e seus alunos do 5º e 6º anos e ao professor Marco Gomes, com os alunos do 3º e 4º ano, fazendo uma exposição com os trabalhos desenvolvidos na sala de aulas. E com uma pequena amostra de livros alusivos ao tema.

Sabes qual é a origem do Halloween?

    É uma tradição/celebração pagã importada dos países anglo-saxónicos, em especial dos Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Reino Unido.
      As raízes da celebração remontam aos povos da antiguidade, havendo vestígios de celebrações do dia 31 de outubro, por exemplo entre os Celtas (Irlanda), que celebravam esta data por ela coincidir com o fim do verão, período de fertilidade, e dar início a um novo ano.
        A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "Fim de Verão”.
Acreditavam que, nessa noite, os mortos, que para eles viviam em felicidade perfeita, visitavam a Terra, voltando às suas casas, facto que era celebrado com rituais de adoração, fazendo-se fogueiras para afastar os espíritos malignos.
         Os símbolos deste dia são a abóbora, a bruxa e velas.

     Aqui ficam algumas fotos representativas dos trabalhos dos alunos.













Sem comentários:

Enviar um comentário