terça-feira, 22 de março de 2022

Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março.

 



Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, decidiu que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

        1. A água faz parte do património do planeta;

        2. A água é a seiva do nosso planeta;

    3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

      4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

    5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

     6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

    7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

    8. A utilização da água implica respeito à lei;

   9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social;

  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

Tema do Dia Mundial da Água, este ano é o seguinte:

 “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”

A água é tudo, e tudo é água. Use com consciência.

A equipa da biblioteca e os alunos do 9º D alertam para este problema tão grave e atual.


sexta-feira, 18 de março de 2022

Semana da leitura - Dia 5

Neste último dia da Semana da Leitura começámos a manhã com a Inês Nunes e as suas Leituras ao Contrário com os alunos do 3º ciclo.

Os alunos da turma 6, tendo por base os livros "Será  um rato?", "Será um caracol?", "Será um gato?", "Será uma rã?" de Guido Van Genechten, criaram textos e dramatizaram os mesmos para os alunos da turma 3, 4 e 5.

A educadora Beatriz Neves trouxe o livro "Era uma vez uma raiva", de Blandina Franco, que contou aos alunos do 1º ciclo.

A professora Beatriz Ferreira leu o livro "O rapaz que tinha zero a matemática ", de Luísa Ducla Soares, aos alunos do 5º E.

A tarde começou com a assistente operacional Sílvia Gomes que leu a história "Ai! perdi o meu nome!" de David Cadji Newby.

Durante toda a semana a exposição "Ler sempre... e em qualquer lugar" esteve presente na biblioteca, apresentando textos de grandes personalidades da cultura mundial incentivando à leitura e fotografias mostrando que a leitura se pode fazer em qualquer lugar.

Chegou assim ao final a nossa semana da leitura!!

Obrigada a todos os que colaboraram para que fosse possível a realização da mesma.

Aqui ficam as fotos destes momentos.
















quinta-feira, 17 de março de 2022

Semana da leitura - Dia 4

O quarto dia da nossa semana da leitura começou com a dramatização da história "O livro dos erros", de Corinna Luyken, feita pela Inês Nunes e pela assistente operacional Sílvia Nunes aos alunos da turma 3 e 4.

A seguir, a assistente operacional Sílvia Gomes foi ler a história "Zunzuns, rugidos e outras aventuras" do Bando dos Quatro à turma 4.

Outra leitura que foi feita foi a história da "Maria Flor" à turma 3 pela assistente operacional Carla Abrantes.

A manhã terminou, com o visionamento do filme "Quem és tu Luís Vaz de Camões" pelos alunos do 9º D e 9º E.

Aqui ficam os registos desses momentos.

  









quarta-feira, 16 de março de 2022

Semana da leitura - Dia 3

O terceiro dia da Semana da Leitura começou com a assistente operacional Carla Abrantes a ler a história "Maria Flor" aos alunos da turma 5.

De seguida, tivemos a escritora Sofia Sobral Ramos e a ilustradora Sara Ataíde a apresentar o livro "Então e agora?" aos alunos do 1º ciclo, mostrando-lhes que somos todos diferentes e todos iguais e que, como o cantar em grupo, "diferentes vozes transformam melodias, tornando-as mais belas". O auditório estava cheio de alunos atentos e participativos.

À tarde, duas alunas da turma 4 leram as histórias: "Eu adoro a minha mãe", de Giles Andreae, e "Os bolsos da Marta" de Quentin Blake,  para as turmas 3 e 6.

Os restantes alunos da turma dramatizaram a história "Todos no sofá" de Luísa Ducla Soares.


Aqui ficam as fotos desses momentos.























Semana da leitura - Dia 2

O segundo dia da Semana da Leitura começou com a dramatização da história: "Teodora, o mistério dos cachapins", realizada pelos alunos da turma 6 orientados pela Professora Lurdes Gomes, para as turmas 3, 4 e 5.

À tarde, os alunos Maria Leonor, da turma 5, a Rita Tavares da turma 6 e o Martim Costa do 5º E, alunos participantes do Concurso Nacional de Leitura, foram ler alguns poemas à turma 6 .

Aqui ficam fotos desses momentos.