O Dia de Natal é um dos feriados mais importantes no calendário católico português e é a data mais esperada do ano pelas crianças.
O Natal celebra-se todos os anos a 25 de dezembro. É nesse dia que se comemora o nascimento do Menino Jesus, filho da Virgem Maria e de São José.
Festa de Natal
Na noite de 24 de dezembro as famílias reúnem-se para a Ceia de Natal. À mesa degustam as iguarias de Natal, tal como o bacalhau, as rabanadas, o pão-de-ló, o bolo-rei, os sonhos de natal, entre muitos outros alimentos tradicionais da época.
Às 00h00 do dia 25 de dezembro realiza-se a tradicional Missa do Galo em certas localidades do país. Algumas famílias assistem a esta missa que comemora o nascimento do Menino Jesus, em Belém. Em casa beija-se o Menino Jesus do presépio à meia-noite.
Depois da meia-noite as crianças podem abrir os presentes colocados junto à árvore de Natal. Algumas esperam até à manhã de 25 de dezembro para abri-los. No dia 25 o almoço junta novamente as famílias para a comemoração do Natal.
Origem do Natal
O dia 25 foi a data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus. Isso porque não se sabe ao certo quando terá acontecido.
Essa foi a forma encontrada para tornar religiosa as festas romanas pagãs que eram celebradas na mesma altura.
Significado da Palavra
O termo Natal tem origem na palavra do latim “natalis” que, por sua vez, é derivada do verbo nascer (nāscor).
Símbolos do Natal
Árvore de Natal
Além de representar o nascimento de Jesus, a árvore de Natal significa esperança e paz.
O pinheiro foi o tipo de árvore escolhida pelo fato de ser uma das que sobrevive ao inverno rigoroso, já que sua origem é europeia.
Trata-se de um dos símbolos mais emblemáticos da festa natalina, montada próximo da data festiva e desmontada no Dia de Reis, em 06 de janeiro.
Atualmente, é colocada uma estrela no topo da árvore, a qual representa a Estrela de Belém. Foi essa estrela que guiou os reis magos até o local de nascimento do Menino Jesus.
Presépio
O primeiro presépio data do século XIII e foi montado por São Francisco de Assis. Simboliza a união do divino com o terreno, afinal reúne pessoas, animais e a figura de Deus.
Ele representa o nascimento do Menino Jesus ao lado de José e Maria, seus pais. Na cena, também estão presentes animais como burro, ovelha e boi. Geralmente, os presépios são montados nas casas, nas igrejas e em diversos locais durante o ciclo do Natal.
Pai Natal
Inspirado na figura de um bispo turco chamado São Nicolau, surge a figura mais emblemática do Natal: o Pai Natal.
São Nicolau costumava deixar moedas próximas às chaminés das pessoas mais necessitadas. Já o Pai Natal leva presentes para as crianças que se comportam bem durante o ano.
Ceia de Natal
A sua origem é europeia e simboliza a união e a confraternização das famílias. Assim, na véspera de Natal, os familiares se reúnem à mesa para a tradicional ceia de Natal.
A biblioteca embelezou o espaço com alguma criatividade.
Os alunos do 5º e 6º ano realizaram vários postais de Natal na disciplina de Inglês, com o Professor Paulo Gomes.
Aqui vai uma pequena amostra!