quarta-feira, 20 de março de 2019

Dia 3 -Semana da leitura

Iniciou-se mais um dia, da semana da leitura,com uma dramatização"Não tenhas medo lobo mau" feita por uma encarregada de educação,Silvia Nunes para as turmas 5 e 6 na biblioteca.
Esta atividade correu muito bem tendo uma boa recetividade por parte dos alunos.
A seguir, a educadora Beatriz "brindou"os alunos do 9ºE com uma conversa sobre a importância dos livros  e de ler levando até à sala de aula a sua mala de livros.
Dando continuidade ás leituras, foi a vez do Professor José Carlos Marques ler para os alunos do 8ºD.
Para terminar, este dia a professora Manuela Ramos,trouxe o livro "O Pê de Pai"de Isabel Minhós que leu para os alunos da turma 5 e 6.








Concurso de leitura Tábua a ler+-Fase Escolar

No passado dia 13 de março, na Escola EB2 de Tábua,decorreu a fase escolar do concurso Tábua a Ler+,uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Tábua,com a colaboração dos docentes de Português do 1º e 2ºciclo.
A escola de Midões,participou  com 8 alunos, dos quais, foram apurados dois do 1ºciclo , Constança Tavares Cruz Oliveira, do 3ºano e Francisca Marques Silva do 4ºano e  do 2ºciclo ,Ana Beatriz Ribeiro Fonseca e Duarte Simão Almeida Francisco ambos do 5ºE.
Os alunos do 1ºciclo foram preparados pelos respetivos professores titulares de turma,Ângela Lourenço e Manuela Ramos.
No 2ºciclo foi o professor Paulo Gomes que trabalhou os textos.
A equipa da biblioteca agradece desta forma  o trabalho e empenho dos alunos e professores envolvidos.
A próxima fase decorrerá no Centro  Cultural de Tábua, no dia 27 de Abril do corrente ano.

Comemoração do Dia do Pai



O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março.
 Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.
A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.


Origem do Dia do Pai
Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai:
1. A instauração do Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909. Sonora Luíse, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
2. Na Babilónia, em 2000 A.C. um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.
A equipa da Biblioteca não quis deixar de fazer uma homenagem a todos os pais da comunidade escolar, desta forma…..











Dia 2- Semana da leitura

No âmbito da semana da leitura,esta terça -feira iniciou-se com a presença do escritor,Amadeu Braguês.

O escritor apresentou uma das suas obras, muito sinteticamente,"Ecos do Arco Íris"e mais aprofundamente, "O caderno que queria ser livro",o qual trata dos vários tipos de poluição, e o que se deve fazer para preservar o meio ambiente.
Esta sessão foi destinada aos meninos do primeiro ciclo, os quais foram muito participativos,respondendo ás questões formuladas pelo escritor,bem como, ás atividades propostas pelo mesmo.

No final, receberam uma pequena lembrança do escritor , um pequeno búzio e autografou os livros que os alunos tinham adquirido.
Aqui ficam algumas fotos deste momento.
















E deu-se continuidade às atividades do dia.
No período da tarde, a encarregada de educação, Sofia Oliveira, leu a história "As gravatas do meu pai"de Pedro Seromenho, à turma 4.
Esta escolha foi feita propositadamente uma vez, que se comemorava o dia do Pai.
Aqui ficam algumas fotos desse momento.








segunda-feira, 18 de março de 2019

Dia 1- Semana da leitura

Hoje, demos inicio à semana da leitura na nossa escola.
Depois de um breve discurso feito pelo coordenador  de estabelecimento José Moura a dar as boas vindas ao alunos  do 2ºano de Artes de Espetáculo /Interpretação da Eptoliva de Tábua, os mesmos apresentaram uma dramatização da obra"Os Maias"de Eça de Queiroz aos alunos do 8ºano e 9ºano.
Os alunos que assistiram à dramatização mostraram-se recetivos .
No final ,a biblioteca escolar ofereceu um pequeno lanche aos alunos convidados e aos seus respetivos professores.







De seguida, a professora Lurdes Gomes e os alunos da turma 3 trouxeram a dramatização da história"A cigarra e a formiga" que apresentaram aos alunos do pré escolar e 1º ciclo.









Estes foram muito aplaudidos pelos seus colegas.
"Uma aventura na serra da estrela "de Isabel Alçada foi o livro que a Professora Luísa Brito foi apresentar na sala de aula aos alunos do 5ºE.
O período da tarde, iniciou-se com "Ler ao microscópio", atividade desenvolvida pela professora Cindy Ferreira que se destinou aos alunos do 1ºciclo.
Os alunos com esta atividade concluíram que o microscópio não é para fazer leitura de forma correta .
Serve sim, para ampliar, no entanto a imagem obtida também é inversa e simétrica.









quinta-feira, 14 de março de 2019

Calendarização da semana da leitura 2019








Troca de leituras


Para a "troca de leituras" de ontem, os irmãos John e Mike da turma 5 trouxeram a história "Doutor Lauro e o Dinossauro" de Luísa Ducla Soares que leram para a turma 5 e 6.
No final, a Professora Ângela fez a exploração da história.
Aqui,ficam as fotos do momento