quarta-feira, 20 de março de 2019

Comemoração do Dia do Pai



O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março.
 Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.
A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.


Origem do Dia do Pai
Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai:
1. A instauração do Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909. Sonora Luíse, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
2. Na Babilónia, em 2000 A.C. um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.
A equipa da Biblioteca não quis deixar de fazer uma homenagem a todos os pais da comunidade escolar, desta forma…..











Dia 2- Semana da leitura

No âmbito da semana da leitura,esta terça -feira iniciou-se com a presença do escritor,Amadeu Braguês.

O escritor apresentou uma das suas obras, muito sinteticamente,"Ecos do Arco Íris"e mais aprofundamente, "O caderno que queria ser livro",o qual trata dos vários tipos de poluição, e o que se deve fazer para preservar o meio ambiente.
Esta sessão foi destinada aos meninos do primeiro ciclo, os quais foram muito participativos,respondendo ás questões formuladas pelo escritor,bem como, ás atividades propostas pelo mesmo.

No final, receberam uma pequena lembrança do escritor , um pequeno búzio e autografou os livros que os alunos tinham adquirido.
Aqui ficam algumas fotos deste momento.
















E deu-se continuidade às atividades do dia.
No período da tarde, a encarregada de educação, Sofia Oliveira, leu a história "As gravatas do meu pai"de Pedro Seromenho, à turma 4.
Esta escolha foi feita propositadamente uma vez, que se comemorava o dia do Pai.
Aqui ficam algumas fotos desse momento.








segunda-feira, 18 de março de 2019

Dia 1- Semana da leitura

Hoje, demos inicio à semana da leitura na nossa escola.
Depois de um breve discurso feito pelo coordenador  de estabelecimento José Moura a dar as boas vindas ao alunos  do 2ºano de Artes de Espetáculo /Interpretação da Eptoliva de Tábua, os mesmos apresentaram uma dramatização da obra"Os Maias"de Eça de Queiroz aos alunos do 8ºano e 9ºano.
Os alunos que assistiram à dramatização mostraram-se recetivos .
No final ,a biblioteca escolar ofereceu um pequeno lanche aos alunos convidados e aos seus respetivos professores.







De seguida, a professora Lurdes Gomes e os alunos da turma 3 trouxeram a dramatização da história"A cigarra e a formiga" que apresentaram aos alunos do pré escolar e 1º ciclo.









Estes foram muito aplaudidos pelos seus colegas.
"Uma aventura na serra da estrela "de Isabel Alçada foi o livro que a Professora Luísa Brito foi apresentar na sala de aula aos alunos do 5ºE.
O período da tarde, iniciou-se com "Ler ao microscópio", atividade desenvolvida pela professora Cindy Ferreira que se destinou aos alunos do 1ºciclo.
Os alunos com esta atividade concluíram que o microscópio não é para fazer leitura de forma correta .
Serve sim, para ampliar, no entanto a imagem obtida também é inversa e simétrica.









quinta-feira, 14 de março de 2019

Calendarização da semana da leitura 2019








Troca de leituras


Para a "troca de leituras" de ontem, os irmãos John e Mike da turma 5 trouxeram a história "Doutor Lauro e o Dinossauro" de Luísa Ducla Soares que leram para a turma 5 e 6.
No final, a Professora Ângela fez a exploração da história.
Aqui,ficam as fotos do momento






terça-feira, 12 de março de 2019

sexta-feira, 8 de março de 2019

Dia Internacional da Mulher


Apesar de ser comemorado desde 1909, a celebração do Dia Internacional da Mulher a 8 de março foi instituída pelas Nações Unidas, em 1975. E, somente em 1979 foi aprovada a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.


Como tudo começou...
As reivindicações de operárias de uma fábrica de têxteis em Nova Iorque, em 1857, originaram a comemoração do Dia da Mulher em todo o mundo.
Revoltadas com condições de trabalho bastante precárias, as trabalhadoras fizeram greve e manifestaram-se contra os salários baixos, o excesso de horas de trabalho, e contra as más condições da fábrica.
Durante a greve deu-se um incêndio que causou a morte a cerca de 130 manifestantes.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League.
Esta associação tinha como principal objectivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto.
Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Mais tarde, o Partido Socialista norte-americano decretou o último Domingo de Fevereiro o Dia Internacional da Mulher.
Foi comemorado pela primeira vez em 1909 e pela última vez no ano de 1913, pois durante uma conferência mundial das organizações socialistas, decorrida em Copenhaga (Dinamarca), a revolucionária alemã Clara Zetkin propôs o 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
Descrição: https://sm1.imgs.sapo.pt/mb/b/e/98137c26846791ccbc296a67f0ca714c221163.jpgDe ano para ano, esta data passou a ser assinalada em todo o mundo dando estímulo à luta das mulheres pela igualdade de direitos. Além do mais, Março passou a ser um mês marcado por várias manifestações organizadas por mulheres.
Desde esse tempo até hoje foram muitas as conquistas alcançadas em matéria de direitos das mulheres, mas não o foram de forma universal e outras tantas continuam por alcançar ou pôr em prática. O Dia Internacional da Mulher continua, por isso, em pleno século XXI, a fazer tanto sentido como nos seus primórdios, ainda que as lutas sejam outras. As várias manifestações e celebrações que ocorrem hoje em Portugal e no mundo são exemplo disso.

A biblioteca escolar , o pessoal não docente , docente e os alunos dos vários ciclos  fizeram uma homenagem às mulheres neste dia. Ora vejam…..