quinta-feira, 7 de março de 2019

Dia de luto nacional contra a violência doméstica




As mensagens do Primeiro-ministro António Costa no dia de luto pelas vítimas de violência doméstica
O primeiro-ministro afirma que a violência doméstica tem de ter um fim e salienta que o combate a este fenómeno é um desafio coletivo da sociedade e que a evocação das vítimas constitui um começo da ação.
Estas posições constam de duas mensagens publicadas, esta quinta-feira, por António Costa na rede social Twitter, quando o país assinala um dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica.
“As grandes tragédias exigem-nos a partilha da dor coletiva pelo luto da Nação. A violência doméstica é uma grande tragédia que assinalamos com o luto nacional, evocando na perda das vidas e no sofrimento das vítimas, que não aceitamos viver numa sociedade que silencia e ignora.”
“A violência tem de ter fim e este é um desafio coletivo de toda a sociedade e de cada um de nós.
Evocar as vítimas é começar a agir.”
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou na sexta-feira passada o decreto do Governo que institui que em 07 de março se assinale o dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica.
O dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica foi proposto ao Conselho de Ministros pela nova titular das pastas Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e aprovado pelo Governo na passada quinta-feira.
A equipa da Biblioteca une-se a esta iniciativa, desejando que este dia não seja só um dia para homenagear as vítimas de violência doméstica, mas sim, para dar continuidade ao combate coletivo deste flagelo. Todos devemos combater coletivamente para por fim a estas situações de violência. Quanto mais consciente for a sociedade de que este é um crime e que o devemos eliminar, que esta violência tem de ser combatida. Basta…..








A equipa da Biblioteca:

A docente Luísa Brito e Carla Marques e a D. Sofia Oliveira, assistente operacional.


sexta-feira, 1 de março de 2019

Carnaval





O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.
Em Portugal, o Carnaval é um feriado facultativo, isto é, não é um feriado oficial, estando a sua aplicação a cargo dos municípios (para trabalhadores públicos) e das empresas (para trabalhadores do sector privado).
História do Carnaval
O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boa colheita do ano.
No ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. O período de Carnaval era apelidado como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de se iniciar a quaresma. As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações a começar no dia seguinte.
Hoje, o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano. É uma época de diversão e onde são permitidas brincadeiras, pois seguindo o provérbio popular "No Carnaval ninguém leva a mal".
Tradições de Carnaval

  São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagens de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.
As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos e vestem os fatos no domingo e na terça-feira de Carnaval, em desfiles organizados pelas escolas e por associações de tempos livres.
Os desfiles de Carnaval são um dos pontos altos desta data festiva. Decorrem vários desfiles em diversas cidades de Portugal como Funchal, Ovar, Estarreja, Torres Vedras, Loulé e Famalicão.
Nos desfiles, por norma, é feita uma crítica social a diferentes níveis, desde o futebol, passando pela televisão, pela política, recorrendo sempre ao sentido de humor para satirizar o estado do país.
A biblioteca não passou em branco esta data, fazendo uma pequena alusão através de uma pequena exposição.
E os alunos do pré-escolar e 1ºciclo saíram á rua desfilando até ao largo dos correios de Midões.
O centro social de Midões também se juntou à festa.
O tema escolhido pelo pré-escolar foi os indígenas.
Os alunos do 1ºciclo escolheram as profissões; bailarinas, médicos, enfermeiras, polícias e mineiros.
O centro de dia brindou-nos com os palhaços.
Vejam o que se passou!...























Troca de leituras

Na passada quarta-feira para a atividade troca de leituras o César da turma 6 trouxe a história "Duarte e Maria -Mistério no Pavilhão de Portugal de Maria Inês Almeida que leu para a turma 5 e 6.
No final a professora Manuela fez a exploração da história.
Aqui, ficam fotos desse momento



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Exposição de trabalhos de E.V.6ºE


No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos do 6º ano, da turma E, da escola Básica Margarida Fierro Caeiro da Matta (Midões), realizaram trabalhos de desenho e pintura.
A partir do conhecimento da obra de Picasso, reproduziram alguns rostos, com recurso a lápis de grafite e pastel de óleo.

Os alunos gostaram da experiência e os resultados foram surpreendentes! Fica uma amostra…




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Troca de leituras


Hoje, para a troca de leituras o Natanael da turma 5 trouxe a história"As prendas de anos "de Paul Stewart que leu para a turma 5 e 6.
No final, a professora Manuela fez a exploração da história.
Aqui, ficam as fotos da atividade.







terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Palestra sobre História Local


                   
Nesta segunda –feira, 18 de fevereiro, os alunos do 8º D da Escola Básica Margarida Fierro Caeiro da Matta, Midões,  estiveram reunidos pelas  9h e 00 para assistirem a uma palestra, “Os forais do concelho de Tábua”, na biblioteca desta escola, ministrada pelo Dr. Fernando José Gouveia Pais, natural de Mouronho, concelho de Tábua distrito de Coimbra.
Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Mestre em História Moderna, pela mesma Faculdade, com a dissertação, “Reconstituição de uma comunidade histórica: Soure 1685-1735”.
Doutorando em Altos Estudos em História, na referida Faculdade da universidade coimbrã, direccionando a sua investigação para a história local e rural.
  Esta Palestra foi dinamizada pelo grupo de História.
A palestra teve como objetivo principal, dar a conhecer um pouco da história local dos alunos de forma a motivá-los para o conhecimento da história das suas aldeias e vilas.
Os alunos foram muito recetivos.



Pelourinho de Midões




Aqui ficam algumas fotos desse momento.












sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Dia dos Namorados



Dia dos Namorados, ou dia de São Valentim, celebra-se a 14 de fevereiro.
Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrarem e comemorarem o amor que sentem.











Origem do Dia dos Namorados

A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas tropas.
Um sacerdote da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.
Antes conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões neste dia, os chamados "valentines".
Este dia também pode ser dedicado aos pais, amigos , animais….
A biblioteca celebrou esta data com trabalhos realizados pelos alunos de tutoria do 6º E, com a orientação da docente Luísa Brito, postais efetuados na disciplina de Inglês, do 5º e 6º ano, com o docente Paulo Gomes, sacos em cartolina decorados na disciplina de Educação Tecnológica, com a Docente Carla Marques e lenços com quadras de amor feitos em pedaços de papel pelos alunos das turmas 5 e 6 com as docentes Ângela Lourenço e Manuela Ramos baseados nos tradicionais lenços dos namorados de Viana do Castelo.
Para além disto, a assistente operacional Sofia Oliveira também fez de cupido e foi entregar os postais com mensagens de amor escritas em inglês às turmas do 5º e do 6ºE nas respectivas salas de aula.
A nossa biblioteca “respirou “ amor, amizade neste dia como as várias decorações.
Aqui fica as fotos desses momentos.