Na passada quarta-feira para a atividade troca de leituras o César da turma 6 trouxe a história "Duarte e Maria -Mistério no Pavilhão de Portugal de Maria Inês Almeida que leu para a turma 5 e 6.
No final a professora Manuela fez a exploração da história.
Aqui, ficam fotos desse momento
sexta-feira, 1 de março de 2019
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Exposição de trabalhos de E.V.6ºE
No âmbito da disciplina de Educação
Visual, os alunos do 6º ano, da turma E, da escola Básica Margarida Fierro
Caeiro da Matta (Midões), realizaram trabalhos de desenho e pintura.
A partir do conhecimento da obra de Picasso,
reproduziram alguns rostos, com recurso a lápis de grafite e pastel de óleo.
Os alunos gostaram da experiência e
os resultados foram surpreendentes! Fica uma amostra…
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
Troca de leituras
Hoje, para a troca de leituras o Natanael da turma 5 trouxe a história"As prendas de anos "de Paul Stewart que leu para a turma 5 e 6.
No final, a professora Manuela fez a exploração da história.
Aqui, ficam as fotos da atividade.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
Palestra sobre História Local
Licenciado
em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Mestre em História Moderna, pela mesma Faculdade, com a dissertação,
“Reconstituição de uma comunidade histórica: Soure 1685-1735”.
Doutorando em Altos Estudos em História, na referida Faculdade da
universidade coimbrã, direccionando a sua investigação para a história local e
rural.
Esta Palestra foi dinamizada pelo grupo de
História.
A palestra teve como objetivo principal, dar a conhecer um pouco da
história local dos alunos de forma a motivá-los para o conhecimento da história
das suas aldeias e vilas.
Os
alunos foram muito recetivos.
Pelourinho de Midões
Aqui ficam algumas fotos desse momento.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Dia dos Namorados
O Dia dos
Namorados, ou dia de São Valentim, celebra-se a 14 de
fevereiro.
Este dia é conhecido por ser o
dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas,
presentes e outras ofertas, de forma a mostrarem e comemorarem o amor que sentem.
Origem do Dia dos Namorados
A história do Dia de São Valentim
remonta ao século III d.c. O Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos,
para assim angariar mais soldados para as suas tropas.
Um sacerdote da época, de nome
Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo
foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.
Antes conseguiu enviar e receber
algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões neste dia, os
chamados "valentines".
Este dia também pode ser dedicado
aos pais, amigos , animais….
A biblioteca celebrou esta data
com trabalhos realizados pelos alunos de tutoria do 6º E, com a orientação da
docente Luísa Brito, postais efetuados na disciplina de Inglês, do 5º e 6º ano,
com o docente Paulo Gomes, sacos em cartolina decorados na disciplina de
Educação Tecnológica, com a Docente Carla Marques e lenços com quadras de amor
feitos em pedaços de papel pelos alunos das turmas 5 e 6 com as docentes Ângela
Lourenço e Manuela Ramos baseados nos tradicionais lenços dos namorados de
Viana do Castelo.
Para além disto, a assistente
operacional Sofia Oliveira também fez de cupido e foi entregar os postais com
mensagens de amor escritas em inglês às turmas do 5º e do 6ºE nas respectivas salas
de aula.
A nossa biblioteca “respirou “
amor, amizade neste dia como as várias decorações.
Aqui fica as fotos desses
momentos.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019
Troca de leituras
Hoje, para a troca de leituras o Duarte da turma 6 trouxe a história" A galinha da ruiva" de Sussanna Davidson que leu para os alunos da turma 5 e 6 .
No final, a professora Manuela Ramos fez a exploração da história tendo por base o provérbio:Quem não trabuca ,não manduca.
Aqui, ficam algumas fotos desse momento.
No final, a professora Manuela Ramos fez a exploração da história tendo por base o provérbio:Quem não trabuca ,não manduca.
Aqui, ficam algumas fotos desse momento.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
Texto poético - 8ºD
Os
textos estarão expostos na biblioteca da escola; passe por lá e aprecie a
inspiração dos nossos alunos!
Autoretrato a partir do poema de Bocage
Magro, de olhos castanhos,o mais raro que existe
Sinais por toda a parte
Como as gotas de água um dia de chuva
e cabelo instável quando passa a tempestade
sempre com a pulga atrás da orelha
e quando envergonhado fico da cor do tomate
quando estou em público fico nervoso
e,por vezes,sou teimoso.
Mas apesar disto,sou como sou e gosto de mim assim.
Gustavo Brás 8ºD
Sou pessimista e envergonhada
Acho-me muito alta
Ando sempre atrasada
Por vezes os professores marcam-me falta
Gostava de ter mais autoestima
Para poder ser mais feliz
Há momentos que me sinto sozinha
Mas isso também faz de mim uma aprendiz.
Mariana Dinis 8ºD
Magro, de olhos azuis, carão
moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno;
Incapaz de assistir num só terreno,
Maipropenso ao furor do que à ternura,
Bebendo em níveas mãos por taça escura
De zelos infernais letal veneno;
Devoto incensador de mil deidades
(Digo, de moças mil) num só momento,
E somente no altar amando os frades;
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno;
Incapaz de assistir num só terreno,
Maipropenso ao furor do que à ternura,
Bebendo em níveas mãos por taça escura
De zelos infernais letal veneno;
Devoto incensador de mil deidades
(Digo, de moças mil) num só momento,
E somente no altar amando os frades;
Eis Bocage, em quem luz algum talento;
Saíram dele mesmo estas verdades
Num dia em que se achou mais pachorrento.
Bocage, in 'Rimas'
Subscrever:
Mensagens (Atom)






























