quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Troca de Leituras

Para a atividade "troca de leituras" esta semana, os alunos Duarte,Pedro e Afonso da turma 6 trouxeram a história"O beijo da palavrinha"de Mia Couto que leram para a turma 5 e 6.
No final, a professora Manuela Ramos fez a exploração da história.
Aqui,ficam as fotos da atividade.






Dia Escolar da Não Violência e da Paz


O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.
A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Lourenço Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
Nos países do hemisfério sul com calendários escolares diferentes, a data comemora-se por volta de 30 de março.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência.
Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bulling e incrementar a amizade são preocupações deste dia.

Assim a biblioteca escolar aliou-se a esta iniciativa e fez uma pequena exposição com a ajuda dos alunos de tutoria do 6ºE :  








segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto



O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 janeiro.
A cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para esta data. Em 2019 será a vez de refletir sobre a defesa dos Direitos Humanos a todos aqueles que foram vítimas desta matança.
Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do regime nazista, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.
A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética. Atualmente, o local é aberto à visitação.
             O Dia Mundial da Memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.
             Neste dia, decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário-Geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas.
              Em Portugal, como em vários países do mundo, governos, escolas e associações judaicas realizam palestras e exposições com o objetivo de fazer com que o horror nazista não caia no esquecimento e não se repita.
 A biblioteca de Midões também se associou a esta homenagem, com uma pequena exposição, para que na nossa história não aconteçam mais estas atrocidades.
Aqui vão algumas imagens.








quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Troca de leituras

Hoje, para a atividade "Troca de leituras" a Carolina Simões e o Henrique da turma 5 trouxeram a história "O Tomé não gostava de assoar o nariz"de Inês Castanheira.
Os dois alunos leram a história para os alunos da turma 5 e 6.
No final , a professora Ângela fez a exploração da história.
Aqui ficam as fotos desse momento.










quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Troca de leituras

Hoje, para a atividade "Troca de leituras" as alunas Beatriz Gaudêncio e Sara Gomes da turma 6 trouxeram o livro"Não abras este livro" de Andy Lee que leram para os alunos das turmas 5 e 6.
No final a exploração da história foi feita pela Professora Manuela Ramos.
Aqui, ficam algumas fotos desse momento.









segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Troca de leituras

Na passada quarta-feira,dia 9 de janeiro na atividade "Troca de leituras" os alunos Mike e John da turma 5 leram a história "Um amigo como tu" de Andrea Schomburg" para os seus colegas de turma e para a turma 6.
No final,foi feita a exploração da história pela professora Ângela Lourenço.

Aqui ficam as fotos desse momento.








quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A tradição do Dia de Reis




A Tradição do dia de Reis celebra-se a 6 de janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto do Menino Jesus. Em alguns países é neste dia que se entregam os presentes.
Os três magos foram guiados por uma estrela a Belém, onde se encontrava Maria com o seu filho Jesus, recém-nascido. O caminho percorrido foi longo, demoraram cerca de doze dias para chegarem ao seu destino.
Partindo de sítios diferentes, cada um levou um presente cheio de significado:
·         Gaspar partiu da Ásia, levando incenso para proteger o Messias. Como fonte de fé e espiritualidade, este objeto tinha como finalidade espantar insetos com o aroma espalhado pelo ar.
Da Europa, chegou Belchior. Como presente levou ouro, presente este, que apenas era oferecido a Deuses. Ofereceu-O a Jesus como símbolo de riqueza e realeza.
·         Baltazar levou mirra, de África, era a lembrança oferecida aos profetas. É um óleo ou resina extraído de uma planta, utilizado para a preparação de medicamentos.
Entre nós, a tradição do Dia dos Reis é o bolo-rei, a quem sair a fava do Bolo-rei deve pagar o bolo no ano seguinte. Outra tradição portuguesa é o cantar dos Reis: grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.
O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola.
Depois de cantarem, os donos da casa, convidamos “reis” para entrar e oferecem – lhes comida e bebida. O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20.
Há ainda outra tradição: as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de dezembro e 1 de janeiro.
Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou da capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.