quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Troca de leituras



Hoje, na atividade "Troca de leituras" a assistente operacional Anabela Dias, leu a história "Nadadorzinho"de Leo Lionni aos alunos da turma 5 e 6.
No final a professora Manuela Ramos fez a exploração da história.




segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O Dia da Floresta Autóctone


O Dia da Floresta Autóctone celebra-se no dia 23 de novembro. O dia foi estabelecido para divulgar a importância da conservação das florestas naturais da Península Ibérica e a promoção das espécies de árvores originárias do nosso território. É um dia adaptado às condições climatéricas de Portugal e de Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores autóctones.

Uma floresta autóctone é uma floresta de árvores originárias do próprio território, como é o caso dos carvalhos, dos medronheiros, dos castanheiros, dos loureiros, das azinheiras, dos azereiros, dos sobreiros, …

Para comemorar o dia, a turma de operadores de jardinagem promoveu uma ação de sensibilização aos alunos do agrupamento, elaborou um desdobrável que foi distribuído aos alunos do 5º e 8º ano (por serem os anos letivos onde esta temática mais se aborda) e irá desenvolver uma atividade prática de sementeira de espécies autóctones, com as sementes que os alunos trouxerem.


Medronheiro (Arbutus unedo)              



Castanheiro (Castanea sativa)


sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Exposição "Imagens 3D"


Nas primeiras aulas de Morfologia Vegetal, no âmbito do módulo Botânica, os alunos do 9ºCB1 - Técnicos operadores de jardinagem,  pesquisaram e selecionaram imagens 3D alusivas a espécies vegetais, paisagens de jardins e espécies animais que habitam os jardins.
Construíram também vários óculos 3D com uma lente vermelha e uma lente azul e convidam-nos a ver a Terra, plantas e animais com "outros olhos"!

Vem à biblioteca escolar e dedica alguns segundos a cada imagem com os óculos 3D.


quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Dia Internacional dos direitos das Crianças


Para comemorar-se esta data os alunos da tutoria do 6ºE, Catarina Figueiredo, Carolina Fonseca e António Pinto realizaram uma pequena exposição sobre esta temática, como podem visualizar pelas fotografias abaixo.

1.


2.


3.


       No dia 20 de Novembro de 1959, por aprovação unânime, a Assembleia-geral das Nações Unidas proclamou a Declaração dos Direitos da Criança. Esta Declaração é uma adaptação especial de algumas partes da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas só para as crianças.
A luta para que esses direitos sejam respeitados é difícil e não acaba nunca. Por isso, quando a Declaração dos Direitos da Criança completou 30 anos, em 20 de Novembro de 1989, a ONU também aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respetivas disposições para que sejam aplicados.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais, que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:

·                 A não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.

·            O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as ações e decisões que lhe digam respeito.

·          A sobrevivência e desenvolvimento sublinham a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

·              A opinião da criança, que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

     A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:
·      Os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)
·      Os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)
·      Os direitos relativos à proteção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)
·      Os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)

       A Convenção sobre os Direitos da Criança não é um conjunto de promessas, mas de obrigações. A sua aplicação é, em primeira instância, uma obrigação dos governos, mas exige o envolvimento de toda a sociedade – pais, professores, ativistas sociais e as próprias crianças têm um papel importante a desempenhar. Com o apoio de cada um de nós, este movimento mudará o mundo para as próximas gerações. (UNICEF)

      "A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." - esta brilhante frase do escritor Oscar Wilde resume na perfeição o objetivo da celebração desta data e da batalha eterna a favor das crianças.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Troca de leituras



Hoje, na  atividade "Troca de leituras", a aluna Iara da turma 5 leu a história "Adoro chocolate" de Davide Cali para os alunos da turma 5 e 6.
No final a exploração da história foi feita pela Iara.
Os colegas no final colocaram perguntas à Iara e vice-versa.




quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Troca de leituras

Ontem, dia 14 de novembro, foi mais um dia de "troca de leituras".
A aluna Benilde da turma 6 trouxe a história da "Maria castanha" que leu para os colegas de turma e para os alunos da turma 5.
No final, a professora Manuela fez a exploração da história.
Visto, ser uma história sobre castanhas também falaram sobre este fruto.

Aqui, ficam algumas fotos desse momento.



quinta-feira, 8 de novembro de 2018

São Martinho

As tradições do dia de São Martinho
  
O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

Assar uma fogueira e comer castanhas quentinhas! Chegou o São Martinho é tempo de festejar! Mas, porque celebramos assim o São Martinho?


O São Martinho festeja-se numa época do ano marcada pela colheita da castanha (feita durante os meses de outubro, novembro e dezembro) por isso, é natural que ela seja convidada para fazer parte da festa!
   Mas há histórias que contam que a origem dos magustos até está no Dia de Todos os Santos, 1 de novembro. Diz-se que se terá começado por preparar mesas com castanhas por altura de novembro para que os espíritos dos mortos da família aparecessem e as pudessem comer!

O QUE SABES SOBRE A CASTANHA?!

Um ouriço cheio de picos guarda a castanha até ela estar madura e pronta para comer!

 A árvore de onde vem a castanha é o castanheiro. Quando nasce, a castanha está protegida por uma "capa" cheia de picos - o chamado ouriço da castanha. Quando chega o outono, o ouriço abre-se e a castanha cai, podendo ser apanhada.
   A castanha é um alimento consumido desde os tempos da pré-História. Durante muito tempo, antes da batata se espalhar pelo mundo, era a base da alimentação - o que não é de estranhar, porque a castanha é quase uma super heroína!
   É uma excelente fonte de energia, rica em vitaminas C e B6 (que ajudam a combater muitas doenças) e em minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio (que fortalecem os ossos e os músculos). É também uma ótima fonte de fibra alimentar (que regula os intestinos) e ainda tem um baixo teor de gordura.
   Diz-se que são boas assadas e quentinhas, mas há muitas outras maneiras de comer castanhas: cozidas, em puré, numa sopa, em sobremesas, doces... 

Para comemorar esta data os alunos do 6ºE de tutoria realizaram vários trabalhos, os quais foram expostos na biblioteca.
Os alunos do 4ºano,turma 6 também participaram com quadras alusivas ao São Martinho.
Como podem ver através destas fotografias.