quinta-feira, 8 de março de 2018

Semana da leitura - dia 3

No terceiro dia da semana da leitura logo pela manhã os alunos do 8ºE trouxeram a dramatização da história "A que sabe a lua".Esta foi apresentada aos alunos do jardim de infância e ao 1ºciclo.
A seguir, recebemos os alunos da eptoliva que  trouxeram a leitura encenada da "Farsa de Inês Pereira" de Gil Vicente apresentando-a aos alunos do 8ºe 9ºanos.
Á tarde  os alunos do 7ºE  apresentaram uma leitura dramatizada do livro O Ponto de Peter Reynolds à turma 3 do 1º ano.
Este livro ensina-nos a nunca desistir porque todos somos capazes de fazer coisas incríveis. Para conseguirmos ultrapassar todas as nossas dificuldades é fundamental que alguém acredite pacientemente em nós. De salientar o papel dos professores neste processo de aumentar a auto-estima dos seus alunos. 
Aqui ficam algumas fotos deste dia.














terça-feira, 6 de março de 2018

Semana da leitura - dia 2



No segundo dia da semana da leitura começámos com a encarregada de educação Sandra Correia que trouxe uma história de bruxas que encantou os alunos da turma 4.
De seguida, os alunos da turma 6 apresentaram três histórias através de livros com imagens para os alunos do jardim-de-infância e restantes alunos do primeiro ciclo.
Á tarde os alunos dos 6ºF receberam os idosos do centro de dia de Midões com a dramatização do “Ulisses” e algumas canções populares portuguesas.
Como forma de agradecimentos os idosos cantaram algumas canções do seu tempo de juventude.
Aqui ficam algumas fotos deste dia.










Festejar os livros



Sabia que… quem tem o hábito da leitura lida melhor com quem é diferente e tem opiniões mais ricas?
Sabia que… quem lê é levado a lugares sempre diferentes e viaja sem sair de casa?
Sabia que… os livros acalmam, dão serenidade e melhoram a concentração?
Por tudo isto e muito mais queremos dar ainda mais espaço ao livro e à leitura recordando, sublinhando, lendo e relendo histórias e poemas.  
Assim, na semana de 5 a 9 de março festejamos o papel dos livros nas nossas vidas com a semana da Leitura.
            Com cerca de 30 atividades em vários espaços da escola e com a colaboração de toda a comunidade escolar celebramos a leitura em festa.
Na biblioteca da nossa escola decorre também a feira do livro até ao dia 22 de março.

Com tantas atividades … Não há desculpa para que o leitor que há em nós continue adormecido. Desperte-o!!!

segunda-feira, 5 de março de 2018

Semana da leitura- dia 1


Para dar inicio á  semana da leitura a Sílvia e a Inês Gaudêncio trouxeram a dramatização da história " Menina bonita do laço de fita" que apresentaram á turma 3 e 5.
De seguida,os alunos do 8ºE apresentaram leituras com valor aos alunos da turma 3.
Para dar continuidade ás leituras os alunos do 9ºF apresentaram leituras para o 9ºE e vice-versa.
Terminámos a manhã com os alunos da turma 4 a lerem a história"Grilos e Grilões para os alunos do 5ºE.
Leituras com sentido foi o que os alunos do 8ºE trouxeram aos alunos da turma 4 e 5.
Á tarde os alunos do 7ºE apresentaram "O trem de ferro " aos alunos da turma 5 e 6.
Para acabar o primeiro dia da semana da leitura a mãe da Filipa da turma 3 trouxe a história "P de Patrícia que apresentou á turma 3.
Aqui ficam as fotos deste dia de leituras.




















Troca de leituras

Na passada quarta-feira, a Carolina , o Guilherme,a Constança e a Maria da turma 4 trouxeram a história Grilos e grilões do livro "Bichos,bichinhos e bicharocos" de Sidónio Muralha.
Eles apresentaram a história para os colegas da turma e para a turma 5.
No final, a professora Ângela fez a exploração da história.