quinta-feira, 1 de março de 2018
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
O melhor presente de
aniversário é…
Desta
vez, na atividade troca de leituras,
a aluna Beatriz Lopes da turma 5 trouxe o livro Parabéns Docas do autor Tim Warnes que leu para as turmas 4 e 5.
Este
é um livro que nos dá uma bela “dica” para surpreender um grande amigo no seu
dia de aniversário e que nos lembra o quão agradável é receber presentes,
ensinando-nos também que o maior presente de todos é cada um do amigos que nós temos.
No final, a professora Manuela Ramos
fez a exploração da história.
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
Cantar dos reis
Foi uma manhã diferente ( 4 de janeiro de 2018) para os
alunos das várias escolas do Agrupamento que, por uns momentos, interromperam
os seus trabalhos para ouvir Cantar os Reis. A cumprir a tradição da época
natalícia, os alunos do 5º e 6º anos das Escola Básica Integrada de Midões e da
Preparatória de Tábua, cantaram e encantaram com uma música das Janeiras,
relembrando a visita dos três Reis Magos. Esta iniciativa já é prática habitual
dos alunos do Agrupamento de Tábua, que no início do mês desejam boa sorte para
o ano que está a começar! Não poderíamos , igualmente, deixar de a destacar a
visita feita pelos nossos alunos ao Lar de S. José que tão bem nos recebeu! Os
utentes aplaudiram entusiasticamente este cantar magnífico dos Reis. De referir que esta atividade foi realizada
em articulação coma as disciplinas de EMRC e Ed. Musical!
O nosso muito obrigado!
Prof.
Joana Marques e Prof. Luísa Carolina
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018
Natal na biblioteca escolar - E.M.R.C
E chegou, por fim a época natalícia! Tempo de Amor, de Paz e
Fraternidade! Os alunos do Agrupamento não poderiam deixar de festejar este
tempo de Espera e Esperança! E, assim, dentro deste espírito harmonioso os
alunos participaram na Exposição de Presépios de Natal que embelezam as
respetivas Bibliotecas Escolares! A resposta ao repto lançado pelas professoras
de EMRC não poderia ser o melhor!
Oram vejam:
A todos muito obrigado... Com o apoio de todos tornaremos a
Escola e o Mundo um pouco melhor!
Joana
Marques – Prof. de EMRC
Os forais manuelinos no concelho de Tábua
Realizou-se no dia 12 de janeiro de 2018, entre as 9 e as 10:30 horas, na Biblioteca da Escola Margarida Fierro Caeiro da Matta, em Midões, uma palestra intitulada "Os forais manuelinos no concelho de Tábua", organizada pela Biblioteca Escolar, tendo como orador o Dr. Fernando Pais.
A atividade foi essencialmente dirigida aos alunos do 8º ano (turma E, deste estabelecimento de ensino), considerando os conteúdos que são lecionados neste ano de escolaridade.
Foram objetivos desta atividade, aprofundar os conhecimentos dos alunos, apresentar aspetos concretos relativos aos forais, num contexto mais específico da História local, permitindo um maior esclarecimento sobre o assunto, bem como a valorização das fontes e documentos que nos estão mais próximos. Por outro lado, foi a ocasião de aproximar o trabalho de investigação académico com o grande público, facilitando a sua divulgação.
O Dr. Fernando Pais é um historiador que enveredou pelo caminho da investigação, oriundo do concelho de Tábua (mais precisamente de Mouronho), que já tem diversos trabalhos realizados ao nível da História do concelho de Tábua, entre os quais, "Os forais manuelinos no concelho de Tábua", "Tábua setecentista" e "Da guerra à paz: tabuenses na Primeira Guerra Mundial", obras que poderão ser consultadas na Biblioteca da Escola.
Os alunos demonstraram grande interesse pela atividade, tendo tido oportunidade de dialogar com o Dr. Fernando Pais e satisfazer a sua curiosidade.
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Encontro com o escritor Pedro Seromenho
No passado dia 16 de janeiro, tivemos o prazer de receber,
na nossa biblioteca, o escritor Pedro Seromenho.
Para receber tão ilustre visita, tínhamos as turmas 5 e 6
de Midões e o 3ºe 4ºanos da escola de Mouronho que prepararam a atividade com
uma pesquisa biográfica sobre o autor e descobriram que…
Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa,
nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com
apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside
atualmente. Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo demonstrou
excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em
inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador. Após editar o seu
primeiro livro de poesia “Rostos e Riscos”, em 2000, o autor obteve sucesso com
os livros infanto-juvenis A Nascente de
Tinta e O Reino do Silêncio (aventuras do pequeno Gonçalo).
Ao longo desta sessão o escritor apresentou os seus livros
contando algumas das histórias e mostrando/comentando as suas ilustrações que
contêm desenhos lindíssimos.
Ficámos assim a conhecer o escritor e alguns dos seus
livros. No final houve uma sessão de autógrafos.
Aqui ficam algumas fotos deste momento.
quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
Troca de leituras
Sabem
por que razão é que o pior que pode acontecer a uma girafa é ficar constipada?
Alguém
sabe a que sabem as estrelas?
E
porque serão as girafas amigas das galinhas do mato?
As respostas a estas perguntas
podemos encontrá-las no brilhante livro
A Girafa que Comia Estrelas de José
Eduardo Agualusa e ilustrado por Henrique Cayatte. Foi esta a história que os
alunos da turma 4 trouxeram e leram para os alunos da turma 5. No final da
leitura, a professora Ângela fez a exploração da história.
Esta é, mesmo, uma história
iluminada. Haverá melhor maneira de iniciar o novo ano?
Aqui ficam algumas fotos desse momento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



