terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Encontro com o escritor Pedro Seromenho



No passado dia 16 de janeiro, tivemos o prazer de receber, na nossa biblioteca, o escritor Pedro Seromenho.
Para receber tão ilustre visita, tínhamos as turmas 5 e 6 de Midões e o 3ºe 4ºanos da escola de Mouronho que prepararam a atividade com uma pesquisa biográfica sobre o autor e descobriram que…
Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside atualmente. Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo demonstrou excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador. Após editar o seu primeiro livro de poesia “Rostos e Riscos”, em 2000, o autor obteve sucesso com os livros infanto-juvenis A Nascente de Tinta e O Reino do Silêncio (aventuras do pequeno Gonçalo).
Ao longo desta sessão o escritor apresentou os seus livros contando algumas das histórias e mostrando/comentando as suas ilustrações que contêm desenhos lindíssimos.

Ficámos assim a conhecer o escritor e alguns dos seus livros. No final houve uma sessão de autógrafos.

Aqui ficam algumas fotos deste momento.



quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Troca de leituras


Sabem por que razão é que o pior que pode acontecer a uma girafa é ficar constipada?
Alguém sabe a que sabem as estrelas?
E porque serão as girafas amigas das galinhas do mato?
As respostas a estas perguntas podemos encontrá-las no brilhante livro A Girafa que Comia Estrelas de José Eduardo Agualusa e ilustrado por Henrique Cayatte. Foi esta a história que os alunos da turma 4 trouxeram e leram para os alunos da turma 5. No final da leitura, a professora Ângela fez a exploração da história.
Esta é, mesmo, uma história iluminada. Haverá melhor maneira de iniciar o novo ano?


Aqui ficam algumas fotos desse momento.







quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Troca de leituras

Por Ser Natal

No passado dia 6 de Dezembro, no âmbito da atividade “Troca de leituras”, alguns alunos da turma 5 trouxeram a história “A rena e a ilha do sol” incluída no livro Por ser natal de Fátima Pombo  e leram-na à turma 4.

No final, a professora Manuela Ramos fez a exploração da história.
Obrigada a todos.

Votos de bom natal.

Aqui ficam algumas fotos deste momento.









terça-feira, 21 de novembro de 2017




Pelo S. Martinho…

Durante o mês de Novembro, o expositor principal da biblioteca da nossa escola encheu-se de castanhas, provérbio e lendas. Tratou-se, é claro, da celebração do dia de S. Martinho.
Com cartolina criámos castanhas e nelas colámos os provérbios alusivos à época. Depois, lemos a lenda ilustrada do S. Martinho e aprendemos que este foi um homem cuja generosidade lhe/nos trouxe a bênção do sol e o chamado “verão de S. Martinho”.
Não faltou, claro está, o habitual magusto no dia 10 de Novembro para os alunos do 1º ciclo.
Se estivermos com atenção, verificamos que, em muitos provérbios, S. Martinho rima, muitas vezes, com vinho e alguns de nós (os mais velhinhos) aproveitaram esta “dica” para ficar a saber mais sobre causas e consequências do comportamento de risco mais visível e, quantas vezes, consentido em Portugal: O consumo de bebidas alcoólicas.

Agora, mais informados, despedimo-nos com um conselho “Pelo S. martinho, come castanhas, diverte-te e vai à adega mas não exageres no vinho”!

quinta-feira, 16 de novembro de 2017


Troca de leituras



No dia 8 de Novembro, para a atividade “Troca de leituras” alguns alunos da turma 4 trouxeram as histórias: “A maria castanha“ e “A lenda de São Martinho” para ler aos seus colegas da turma e aos alunos da turma 5.

Estiveram acompanhados pelas suas professoras que, no final, as exploraram e falaram sobre o São Martinho.








sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Troca de leituras


Ler Doce Ler


No dia 11 deste mês, a atividade de troca de leituras foi especialmente “doce”.
A professora Manuela da turma 5 leu o livro Ler Doce Ler de José Jorge Letria para os alunos das turmas 4 e 5.
“Os livros são casas com meninos dentro(…)”, assim começa o livro e, de metáfora em metáfora, vamos nele aprendendo a história dos livros e a importância da leitura na nossa formação enquanto pessoas. “Os livros são tão livres como os mais livres de nós (…), este é um livro tão livre que não é possível resumir toda a riqueza que nos traz. Assim, o melhor mesmo é lê-lo e saboreá-lo lenta e livremente.
A exploração da história pela professora mostrou que os alunos estiveram com atenção pois responderam corretamente às questões que lhes foram colocadas.

Continuação de Doces leituras!


Até à próxima semana.

Aqui ficam algumas fotos da atividade.








sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Troca de leituras


Nada melhor do que começar o Mês Internacional das Bibliotecas com uma atividade de leitura.
As professoras Manuela e Ângela inauguraram, no ano anterior, uma atividade na biblioteca com as turmas 3 do 1ºano e 4 do 2ºano que designaram por “leitor da semana”.
Este ano, decidiu-se que em cada semana um ou mais alunos do 2ºano vai ler para o 3ºano e vice-versa, e a atividade foi “batizada” de “troca de leituras”.
Na passada quarta-feira, a Maria Inês, a Luana e a Constança da turma 4 leram o conto “O elefante cor-de-rosa” de Luísa Dacosta para os alunos da turma 5.
No final, a professora Ângela explorou a história colocando questões aos alunos.

Obrigada a todos.

Até para a próxima semana.
Aqui ficam algumas fotos da atividade.