quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Troca de leituras

Por Ser Natal

No passado dia 6 de Dezembro, no âmbito da atividade “Troca de leituras”, alguns alunos da turma 5 trouxeram a história “A rena e a ilha do sol” incluída no livro Por ser natal de Fátima Pombo  e leram-na à turma 4.

No final, a professora Manuela Ramos fez a exploração da história.
Obrigada a todos.

Votos de bom natal.

Aqui ficam algumas fotos deste momento.









terça-feira, 21 de novembro de 2017




Pelo S. Martinho…

Durante o mês de Novembro, o expositor principal da biblioteca da nossa escola encheu-se de castanhas, provérbio e lendas. Tratou-se, é claro, da celebração do dia de S. Martinho.
Com cartolina criámos castanhas e nelas colámos os provérbios alusivos à época. Depois, lemos a lenda ilustrada do S. Martinho e aprendemos que este foi um homem cuja generosidade lhe/nos trouxe a bênção do sol e o chamado “verão de S. Martinho”.
Não faltou, claro está, o habitual magusto no dia 10 de Novembro para os alunos do 1º ciclo.
Se estivermos com atenção, verificamos que, em muitos provérbios, S. Martinho rima, muitas vezes, com vinho e alguns de nós (os mais velhinhos) aproveitaram esta “dica” para ficar a saber mais sobre causas e consequências do comportamento de risco mais visível e, quantas vezes, consentido em Portugal: O consumo de bebidas alcoólicas.

Agora, mais informados, despedimo-nos com um conselho “Pelo S. martinho, come castanhas, diverte-te e vai à adega mas não exageres no vinho”!

quinta-feira, 16 de novembro de 2017


Troca de leituras



No dia 8 de Novembro, para a atividade “Troca de leituras” alguns alunos da turma 4 trouxeram as histórias: “A maria castanha“ e “A lenda de São Martinho” para ler aos seus colegas da turma e aos alunos da turma 5.

Estiveram acompanhados pelas suas professoras que, no final, as exploraram e falaram sobre o São Martinho.








sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Troca de leituras


Ler Doce Ler


No dia 11 deste mês, a atividade de troca de leituras foi especialmente “doce”.
A professora Manuela da turma 5 leu o livro Ler Doce Ler de José Jorge Letria para os alunos das turmas 4 e 5.
“Os livros são casas com meninos dentro(…)”, assim começa o livro e, de metáfora em metáfora, vamos nele aprendendo a história dos livros e a importância da leitura na nossa formação enquanto pessoas. “Os livros são tão livres como os mais livres de nós (…), este é um livro tão livre que não é possível resumir toda a riqueza que nos traz. Assim, o melhor mesmo é lê-lo e saboreá-lo lenta e livremente.
A exploração da história pela professora mostrou que os alunos estiveram com atenção pois responderam corretamente às questões que lhes foram colocadas.

Continuação de Doces leituras!


Até à próxima semana.

Aqui ficam algumas fotos da atividade.








sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Troca de leituras


Nada melhor do que começar o Mês Internacional das Bibliotecas com uma atividade de leitura.
As professoras Manuela e Ângela inauguraram, no ano anterior, uma atividade na biblioteca com as turmas 3 do 1ºano e 4 do 2ºano que designaram por “leitor da semana”.
Este ano, decidiu-se que em cada semana um ou mais alunos do 2ºano vai ler para o 3ºano e vice-versa, e a atividade foi “batizada” de “troca de leituras”.
Na passada quarta-feira, a Maria Inês, a Luana e a Constança da turma 4 leram o conto “O elefante cor-de-rosa” de Luísa Dacosta para os alunos da turma 5.
No final, a professora Ângela explorou a história colocando questões aos alunos.

Obrigada a todos.

Até para a próxima semana.
Aqui ficam algumas fotos da atividade.










segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Boas vindas na Biblioteca


Uma visita à biblioteca é sempre uma boa forma de iniciar o ano letivo. Os alunos do 1º ano(turma 3), com o professor Rui Mendes “entraram com o pé direito” na escola “pela mão” da Dª Sofia, funcionária da biblioteca, que lhes deu a conhecer este agradável espaço, mostrando-lhes as diferentes secções e explicando-lhes as regras de um bom frequentador da biblioteca.
Houve também tempo para o mais importante: a leitura, claro!
Os alunos ouviram duas histórias: Come a Sopa Marta! De Marta Torrão e Onde Está a Lua? De Jordi Amenós.
No final da visita, os meninos e as meninas levaram consigo uma prenda preciosa: O Guia do Utilizador da Biblioteca.


A equipa da biblioteca deseja um bom ano letivo para todos e muitas leituras!


Aqui ficam algumas fotos dessa visita.