quinta-feira, 8 de novembro de 2018

São Martinho

As tradições do dia de São Martinho
  
O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

Assar uma fogueira e comer castanhas quentinhas! Chegou o São Martinho é tempo de festejar! Mas, porque celebramos assim o São Martinho?


O São Martinho festeja-se numa época do ano marcada pela colheita da castanha (feita durante os meses de outubro, novembro e dezembro) por isso, é natural que ela seja convidada para fazer parte da festa!
   Mas há histórias que contam que a origem dos magustos até está no Dia de Todos os Santos, 1 de novembro. Diz-se que se terá começado por preparar mesas com castanhas por altura de novembro para que os espíritos dos mortos da família aparecessem e as pudessem comer!

O QUE SABES SOBRE A CASTANHA?!

Um ouriço cheio de picos guarda a castanha até ela estar madura e pronta para comer!

 A árvore de onde vem a castanha é o castanheiro. Quando nasce, a castanha está protegida por uma "capa" cheia de picos - o chamado ouriço da castanha. Quando chega o outono, o ouriço abre-se e a castanha cai, podendo ser apanhada.
   A castanha é um alimento consumido desde os tempos da pré-História. Durante muito tempo, antes da batata se espalhar pelo mundo, era a base da alimentação - o que não é de estranhar, porque a castanha é quase uma super heroína!
   É uma excelente fonte de energia, rica em vitaminas C e B6 (que ajudam a combater muitas doenças) e em minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio (que fortalecem os ossos e os músculos). É também uma ótima fonte de fibra alimentar (que regula os intestinos) e ainda tem um baixo teor de gordura.
   Diz-se que são boas assadas e quentinhas, mas há muitas outras maneiras de comer castanhas: cozidas, em puré, numa sopa, em sobremesas, doces... 

Para comemorar esta data os alunos do 6ºE de tutoria realizaram vários trabalhos, os quais foram expostos na biblioteca.
Os alunos do 4ºano,turma 6 também participaram com quadras alusivas ao São Martinho.
Como podem ver através destas fotografias.






Sem comentários:

Enviar um comentário