segunda-feira, 8 de outubro de 2018

5 de Outubro

A comemorar também se aprende!

No dia 5 de Outubro, é feriado, a república portuguesa faz 108 anos!
Para comemorar esta data tão importante, a equipa da Biblioteca Escolar de Midões, organizou uma pequena exposição alusiva ao tema em parceria com os alunos do 3º e 4º ano.

Esta exposição tem como objetivo dar a conhecer esta data a toda a comunidade escolar.

Na viragem do século XIX para o século XX, em Portugal, vivia-se uma situação económica difícil com falências de bancos, desvalorização da moeda, inflação, aumento dos impostos e do desemprego. O operariado e a classe média viviam descontentes com o agravamento das condições de vida. A descrença no regime monárquico acentuou-se com a cedência do rei ao Ultimato britânico, o que foi considerado um insulto ao orgulho nacional e contribuiu para criar, entre a opinião pública, a ideia de que a monarquia era incapaz de defender os interesses do país. Paralelamente, crescia o número de adeptos do Partido Republicano, fundado em 1876.

A primeira tentativa de implantação da República em Portugal, verificou-se no dia 31 de Janeiro de 1891, no Porto. Embora fracassada, esta revolta, fez engrossar os partidários da República.
O governo de ditadura de João Franco (1907) e as prolongadas ausências do rei D. Carlos nas suas caçadas no Alentejo agravaram ainda mais o descontentamento. O assassinato do rei e do príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, em 1908, mostrou o total descrédito em que havia caído a monarquia. D. Manuel II assumiu o poder aos 19 anos, tendo sido o último rei de Portugal.

Mas no dia 5 de Outubro, após a insubordinação das tropas do Rossio, às 9h da manhã, as forças revolucionárias republicanas, embora desorganizadas, conseguiram controlar a debilidade da reacção monárquica, que acabou por dar-lhes a vitória. A República é proclamada por José Relvas na Câmara Municipal de Lisboa.
Os revolucionários formaram de imediato um Governo Provisório, chefiado por Teófilo Braga. António José de Almeida, Afonso Costa, Basílio Teles e Bernardino Machado integraram também o Governo. Em 24 de Agosto de 1911, a Assembleia elegeu Manuel de Arriaga para primeiro Presidente da República Portuguesa.

A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e a sua moeda para escudo. Foi aprovada uma nova Constituição e foram tomadas uma série de medidas que iam de encontro às promessas feitas pelos republicanos, algumas das quais foram retratadas em caricaturas da época.  
Algumas fotos da exposição que está na tua biblioteca.




Sem comentários:

Enviar um comentário